Doppler Transcraniano

O Doppler transcraniano é um método baseado no sistema de Doppler de emissão pulsada de ondas de baixa frequência, capazes de atravessar o crânio íntegro. Trata-se de um exame não invasivo e indolor ao paciente.

O objetivo do exame é avaliar a circulação sanguínea dos principais vasos intracranianos.

Quando está indicado?
Situações de tontura, vertigem, síncope e doença vascular cerebral.

Na suspeita de estenose (estreitamento) das artérias basais do encéfalo.

Avaliação do padrão e efetividade das circulações colaterais intracranianas em doentes que apresentam estenoses ou oclusões extra ou intracranianas.

Avaliação e seguimento de pacientes com traumatismo craniencefálico da evolução de vasoconstricção, conhecida como vasoespasmo, das artérias intracranianas de qualquer etiologia, especialmente após ocorrência de hemorragia subaracnóidea.

Detecção de mecanismo de embolia encefálica paradoxal, conhecido como “shunt direito-esquerda”, na pesquisa de forame oval patente e fístula arteriovenosa pulmonar.

Na suspeita de hipertensão intracraniana e de morte encefálica. Com o paciente em posição deitada, o médico especialista encosta um dispositivo em determinadas regiões da cabeça do paciente com o objetivo de detectar sinais de fluxo sanguíneo nas artérias do cérebro.

Não há contraindicações para a realização do exame, e não há necessidade de um preparo especial para a realização do mesmo.

Especialidades

Conheça nossas especialidades

Ronco

O tratamento do ronco envolve a adoção de medidas clínicas como suspender o uso de álcool e de algumas medicações relaxantes.

Insônia

De modo geral, a prescrição de medicamentos que ajudam a dormir e não provocam dependência química.

Bruxismo

Existem vários tratamentos em estudo, mas, por enquanto, o mais recomendado é uma placa, confeccionado com resina acrílica, chamada placa miorrelaxante.

Movimentos Periódicos

O tratamento é medicamentoso. Ao suspeitar do problema, o paciente deve procurar um especialista em Medicina do Sono.

Apneia

Existem várias técnicas que são aplicadas nos tratamentos das apneias, variando conforme o caso: Higiene do sono e emagrecimento, aparelhos de pressão positiva, entre outros.

Síndromes do Sono

O tratamento envolve medidas como prática de exercícios físicos aeróbios, tratamento de possíveis deficiências de ferro ou vitamínicas.

Agende já uma consulta

Você sofre com algum Distúrbio do Sono?

Conquistar um sono de qualidade transformou a minha vida. Depois de me tratar na Clínica Sleep a minha vida nunca mais foi a mesma.

Matheus Durães
Paciente - Clínica Sleep