Medicina do Sono

A Medicina do Sono é hoje um segmento significativo da esfera da saúde; ela se preocupa em investigar o papel do sono na vida do Homem, seus possíveis transtornos e as consequências destas perturbações no cotidiano do ser humano.

Existem mais de oitenta desequilíbrios do sono diagnosticados, entre eles os mais conhecidos são a Insônia, a Narcolepsia, a Apnéia do Sono, o Bruxismo e o Sonambulismo.

A Medicina do Sono é reconhecida como área de atuação médica em nosso país desde 2011, com a publicação, no Diário Oficial da União, da resolução 1973/2011 do Conselho Federal de Medicina. Esta resolução estabelece os critérios para o reconhecimento e denominação de especialidades e áreas de atuação na Medicina, bem como a forma de concessão e registros de títulos de especialista em todo o território brasileiro. Esta resolução é fruto de convênio celebrado entre o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Para obtenção do certificado de área de atuação em Medicina do Sono é requisito que o médico possua Título de Especialista da AMB em uma destas quatro especialidades: Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia e Psiquiatria. Conheça nossa equipe especialista e nossos exames para cuidar de seu descanso, agendando uma consulta com nossa Equipe de Psiquiatras e Neurologistas.

Especialidades

Conheça nossas especialidades

Ronco

O tratamento do ronco envolve a adoção de medidas clínicas como suspender o uso de álcool e de algumas medicações relaxantes.

Insônia

De modo geral, a prescrição de medicamentos que ajudam a dormir e não provocam dependência química.

Bruxismo

Existem vários tratamentos em estudo, mas, por enquanto, o mais recomendado é uma placa, confeccionado com resina acrílica, chamada placa miorrelaxante.

Movimentos Periódicos

O tratamento é medicamentoso. Ao suspeitar do problema, o paciente deve procurar um especialista em Medicina do Sono.

Apneia

Existem várias técnicas que são aplicadas nos tratamentos das apneias, variando conforme o caso: Higiene do sono e emagrecimento, aparelhos de pressão positiva, entre outros.

Síndromes do Sono

O tratamento envolve medidas como prática de exercícios físicos aeróbios, tratamento de possíveis deficiências de ferro ou vitamínicas.

Agende já uma consulta

Você sofre com algum Distúrbio do Sono?

Conquistar um sono de qualidade transformou a minha vida. Depois de me tratar na Clínica Sleep a minha vida nunca mais foi a mesma.

Matheus Durães
Paciente - Clínica Sleep