P300 Potencial Evocado

O P300, Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência é um exame que auxilia a análise do Processamento Auditivo Central, através da observação de processos que ocorrem no córtex cerebral, relacionados com a cognição, memória e atenção auditiva, necessária ao processamento auditivo central.

Ele auxilia no diagnóstico de disfunção cognitiva, transtornos psiquiátricos, demência, baixo rendimento escolar, desatenção, dificuldade de concentração dentre outros.  É um importante procedimento para prevenir e diagnosticar precocemente alterações neurológicas advindas de várias patologias e também monitorar o efeito de tratamentos medicamentosos.

É realizado em crianças a partir de 7 anos de idade.O registro desses potenciais na prática clínica é realizado por meio da colocação de eletrodos que são posicionados na superfície do crânio, com a pessoa deitada. A pessoa é exposta a vários estímulos acústicos, de duas frequências, sendo que um deles e raramente apresentado. Este deve ser contado e informado no final do teste.O atraso na latência da onda do P300 ou a ausência desta, poderá indicar um distúrbio do Processamento Auditivo Central.

Para a realização do exame, é necessário apresentar exame de audiometria recente, a pessoa deve estar descansada e acordada, não provoca desconforto ou dor e não ha contraindicações para a realização do mesmo, o exame dura cerca de 50 minutos.

Especialidades

Conheça nossas especialidades

Ronco

O tratamento do ronco envolve a adoção de medidas clínicas como suspender o uso de álcool e de algumas medicações relaxantes.

Insônia

De modo geral, a prescrição de medicamentos que ajudam a dormir e não provocam dependência química.

Bruxismo

Existem vários tratamentos em estudo, mas, por enquanto, o mais recomendado é uma placa, confeccionado com resina acrílica, chamada placa miorrelaxante.

Movimentos Periódicos

O tratamento é medicamentoso. Ao suspeitar do problema, o paciente deve procurar um especialista em Medicina do Sono.

Apneia

Existem várias técnicas que são aplicadas nos tratamentos das apneias, variando conforme o caso: Higiene do sono e emagrecimento, aparelhos de pressão positiva, entre outros.

Síndromes do Sono

O tratamento envolve medidas como prática de exercícios físicos aeróbios, tratamento de possíveis deficiências de ferro ou vitamínicas.

Agende já uma consulta

Você sofre com algum Distúrbio do Sono?

Conquistar um sono de qualidade transformou a minha vida. Depois de me tratar na Clínica Sleep a minha vida nunca mais foi a mesma.

Matheus Durães
Paciente - Clínica Sleep