Processamento Auditivo Central - PAC

O Processamento Auditivo Central (PAC) avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou.

Dessa forma, existe uma de habilidades que desenvolvemos ao longo do tempo como, por exemplo, localização sonora, discriminar e reconhecer sons memorizá-los em sequências, são algumas das habilidades que estão envolvidas nesse processo. Alterações de processamento auditivo central podem ocorrer mesmo em pessoas com audição normal.

É realizado em três sessões de avaliação do processamento auditivo. O exame é feito dentro de uma cabina acústica e o indivíduo realizará alguns testes, selecionados de acordo com a faixa etária e presença ou não de alterações auditivas. Esses testes têm por finalidade avaliar as habilidades auditivas para que possamos compreender melhor se algum desses processos está alterado.

É importante que exista uma audiometria recente, dessa forma, é comum, quando o paciente não tem, seja realizada uma audiometria completa antes dos testes.

O exame é indicado para identificar alterações do processamento auditivo pode ocorrer mesmo em indivíduos que apresentem uma audição normal. É um exame indicado quando a pessoa apresenta queixas e/ou sinais que podem estar relacionas às alterações de PAC. Por exemplo, indivíduos desatentos, distraídos, com dificuldades escolares, alterações de fala, memória, dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita, em compreender piadas e ironias, ou organizar o discurso, pessoas em que ambientes ruidosos (ruas, escolas, reuniões, etc.) são lugares em que apresentam mais dificuldade em ouvir e prestar atenção ao que foi falado, conversas longas, ou com várias pessoas falando ao mesmo tempo, são mais difíceis para serem acompanhadas, solicita muita repetição do que foi dito.

Especialidades

Conheça nossas especialidades

Ronco

O tratamento do ronco envolve a adoção de medidas clínicas como suspender o uso de álcool e de algumas medicações relaxantes.

Insônia

De modo geral, a prescrição de medicamentos que ajudam a dormir e não provocam dependência química.

Bruxismo

Existem vários tratamentos em estudo, mas, por enquanto, o mais recomendado é uma placa, confeccionado com resina acrílica, chamada placa miorrelaxante.

Movimentos Periódicos

O tratamento é medicamentoso. Ao suspeitar do problema, o paciente deve procurar um especialista em Medicina do Sono.

Apneia

Existem várias técnicas que são aplicadas nos tratamentos das apneias, variando conforme o caso: Higiene do sono e emagrecimento, aparelhos de pressão positiva, entre outros.

Síndromes do Sono

O tratamento envolve medidas como prática de exercícios físicos aeróbios, tratamento de possíveis deficiências de ferro ou vitamínicas.

Agende já uma consulta

Você sofre com algum Distúrbio do Sono?

Conquistar um sono de qualidade transformou a minha vida. Depois de me tratar na Clínica Sleep a minha vida nunca mais foi a mesma.

Matheus Durães
Paciente - Clínica Sleep